Lula reforça que ponte Salvador-Itaparica sairá do papel

Durante a cerimônia de assinatura da regulamentação da Lei Paulo Gustavo em Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou o compromisso de concretizar a construção da ponte Salvador-Itaparica.

Lula elogiou o governador Jerônimo Rodrigues e destacou que a Bahia será beneficiada com a chegada da indústria automobilística BYD, que ocupará o espaço deixado pela Ford em Camaçari.

“Eu já disse ao companheiro Jerônimo, prepare-se, pois vamos construir essa ponte Salvador-Itaparica. Preparem-se, pois a indústria automobilística virá para substituir a Ford aqui na Bahia. E preparem-se, porque vocês, da Bahia, construíram uma geração de governantes que é exemplo para todo o país”, elogiou o presidente, mencionando o senador Jaques Wagner e o ex-governador Rui Costa, ambos petistas e antecessores de Jerônimo.

Em sua declaração, Lula assegurou que a Bahia será recompensada pelos representantes baianos que fazem parte de seu governo e do Congresso, assim como pelos votos que recebeu, já que obteve 72% dos votos no estado.

“E tenham certeza, meus companheiros da Bahia, que já me deram três senadores, que me deram Jaques Wagner como líder do governo e do Senado, me deram Rui Costa como ministro da Casa Civil, me deram Margareth Menezes como ministra da Cultura e me deram a quantidade de votos que me deram, podem ter certeza de que não ficarão desapontados com os resultados do que faremos”, comemorou Lula.

Segundo o Bahia.Ba, durante sua viagem à China e aos Emirados Árabes, o presidente ressaltou a importância de parcerias internacionais para a construção da ponte na Baía de Todos-os-Santos e mencionou o governador como o grande beneficiado da missão oficial.

Além da construção da ponte, o projeto prevê a requalificação do sistema viário da capital baiana e da Ilha de Itaparica. A iniciativa busca criar um novo polo de desenvolvimento que beneficie mais de 10 milhões de habitantes em cerca de 250 municípios.

A ponte será a maior da América Latina, com extensão de 12,4 km. Estima-se que serão criados cerca de sete mil empregos durante o pico das obras, que terão duração de quatro anos após a instalação do canteiro de obras.

Embora o projeto tenha sido anunciado em 2009, sua inauguração estava inicialmente prevista para 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *