Hoje é dia de LUTA! Prefeito Guito Piton já estar em Belo Horizonte na defesa contra extinção de municípios

Hoje, 26/11, o Prefeito Guito Piton vai se manifestar-se contrário à proposta equivocada do Presidente Jair Bolsonaro e sua equipe do Governo Federal de extinguir municípios brasileiros dentro do “novo pacto federativo”. Com esse objetivo, centenas de prefeitos e vereadores se reunirão nesta terça-feira, 26 de novembro, às 9h, no auditório do Crea-MG em Belo Horizonte, para grande mobilização marcada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento já conta com a presença confirmada de centenas de prefeitos e vereadores de todo Brasil.

Para o Prefeito Guito Piton, é muito importante a união dos Municípios, que estarão! se preciso, marchando juntos em breve para Brasília, em defesa das nossas Cidades e de nosso povo.

Para o presidente da AMM, vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, trata-se de uma proposta inviável e a intenção principal é desviar o foco dos graves problemas enfrentados pelo Governo Federal. “Primeiramente, os municípios deveriam ter sido ouvidos. As entidades municipalistas deveriam ser consultadas. É uma mudança drástica vindo de cima para baixo. Tem município com menos de três mil habitantes muito mais bem gerido do que o próprio Governo Federal”, disse.

O QUE MUDA SE APROVADA PEC: Com a mudança, municípios com menos de cinco mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total correm o risco de voltar à condição de distritos a partir de 2025. Em Minas Gerais, 231 municípios e na Bahia são 10 Municípios, incluindo ai a Cidade de Dom Macedo Costa que correm o risco de ser extintos, de acordo com estimativas do IBGE de 2019.

A VOZ DO POVO RECÔNCAVO / MF NOTÍCIA / MUNIZ FM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *