Adab capacita mais agentes vacinadores e divulga calendário de novos cursos

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) encerrou, nesta quinta-feira (26), a programação do Curso de Agente Vacinador no mês de agosto nos municípios de Miguel Calmon, Ibicuí e Firmino Alves. Na presença do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibicuí, Sérgio Barbosa, e dos médicos veterinários Iram Ferrão e Rivaldo Amorim, mais 45 agentes agora integram o quadro de colaboradores do Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNEBT) capacitados pela agência. A vacina somente pode ser aplicada por médicos veterinários e agentes vacinadores credenciados pela Adab.

Os cursos são gratuitos e também se tornam uma opção de emprego e renda para os agentes recém-formados. Quase seis mil vacinadores já foram capacitados pela Adab desde que o PNEBT foi criado em 2004. “Ações efetivas como essa, com foco para treinamento e capacitação de qualidade, impulsionam o setor agropecuário e colocam a Bahia em posição de destaque no cenário nacional”, avalia o diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira.

“Sempre que unimos o corpo técnico eficiente da Agência com o apoio das entidades locais, alcançamos resultados positivos”, comemora Oliveira, lembrando da participação fundamental da Federação da Agricultura e Pecuária (Faeb) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato de Produtores Rurais e prefeituras para a realização das programações mensais.

Para o mês de setembro já estão agendados cursos nos dias 8 a 10, em Itaberaba; 13 a 15, em Iaçu; 21 a 23, em Marcionílio de Souza; 21 a 23, em Riachão Jacuípe; 28 a 30, em Itagibá; e 28 a 30 em Queimadas. Em média são três dias consecutivos de aulas teóricas e práticas com entrega de certificados ao fim das atividades, sob a coordenação das médicas veterinárias Luciana Ávila e Rejane Noronha.

Brucelose

O combate à brucelose é importante não apenas para a sanidade do rebanho, mas também porque se trata de uma zoonose, ou seja, doença transmissível ao ser humano. Ela ataca os bovinos, causando retenção placentária, nascimento de bezerros fracos, repetição de cio, corrimento vaginal, aborto no terço final da gestação, inflamação das articulações e testículos.

Em outras espécies animais e no homem, a brucelose provoca febre, cansaço, fraqueza, mal-estar, suores noturno e profuso, calafrios, perda de peso, dores de cabeça, articulares, musculares, no abdômen e nas costas, inchaço nas juntas e articulações, depressão, inflamação dos testículos em homens e infertilidade ou aborto em mulheres.

Fonte: Ascom/Adab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *