Ação itinerante leva atendimentos de saúde e cidadania ao recôncavo baiano.

Iniciada nesta terça-feira (14) em Santo Amaro, a ação Saúde Mais Perto está levando diversos serviços de saúde e cidadania para a população do município do recôncavo baiano. Na estrutura montada na Praça da Purificação estão sendo ofertados exames (ultrassonografia eletrocardiograma, raio-X, preventivo e laboratoriais), consultas oftalmológicas e com nutricionista, rastreamento para cirurgia de catarata e atendimentos odontológicos.
Além destes atendimentos estão sendo ofertadas mamografias para mulheres de 40 a 69 anos. Caso a mamografia detecte alguma alteração na mama, a mulher será encaminhada para realizar exames complementares e, caso necessário, para o tratamento na rede hospitalar. A iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, tem expectativa de atender cerca de 10 mil pessoas. Os atendimentos serão ofertados até às 17h e, nesta quarta-feira (15), a partir das 8h.


A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que esteve acompanhando as atividades da ação nesta terça-feira destacou que este é um projeto que já existia, sendo que em 2022 foram atendidas mais de 300 mil pessoas.

“Uma novidade aqui em Santo Amaro é o fornecimento de óculos para aqueles que são cadastrados no CadÚnico. Até o fim do ano, estão planejadas 36 feiras Saúde Mais Perto contemplando as diversas regiões da Bahia”, afirma a Secretária.

A primeira-dama do Estado, Tatiana Veloso, também conferiu os atendimentos desta terça-feira. “Estamos realizando uma feira que vincula saúde e cidadania com vários serviços. Iniciativa importante para todos os baianos”, pontua.
Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, CPF, Comprovante de Residência e requisição médica para realização de exames de Ultrassonografia.

Durante a ação, a população também poderá emitir a primeira e segunda via de carteira de identidade (necessário levar a certidão de nascimento ou casamento original e em bom estado junto com duas fotos 3×4 recentes), inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais.

Em uma parceria com o município, os moradores de Santo Amaro terão a possibilidade também de atualizar a carteira de vacinação. Serão ofertados imunizantes contra Covid-19 e diversos outros agravos como febre amarela, hepatite e tétano. Estarão disponíveis ainda testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *