Com auxílio de Sistema de Reconhecimento Facial, 52 foragidos da Justiça são presos no Carnaval

Foto: Joá Souza/GOVBA

Nos cinco primeiros dias do Carnaval de Salvador em 2023, 52 criminosos foragidos da Justiça foram presos com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA). Entre os criminosos com mandados de prisão encontrados no penúltimo dia oficial da festa, estavam três homens envolvidos com homicídios na capital baiana. Os dados foram apresentados, na manhã desta terça-feira (21), durante reunião de avaliação, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), com a presença do vice-governador Geraldo Junior.

“São 70 milhões de reais investidos na segurança pública, mais de 30 mil homens envolvidos no Carnaval da capital do Salvador e do interior da Bahia. São 70 municípios abraçados e reforçados com a segurança pública, sem prejudicar a operacionalidade e a rotina normal do estado. Parabéns a esses bravos homens e mulheres que saem das suas casas para cuidar da segurança do baiano e do folião”, comemorou o vice-governador.

No período entre quinta-feira (17) e segunda-feira (20), foi registrada a diminuição nos principais registros de crimes, em comparação com o mesmo dia de Carnaval de 2020. O registro de lesões corporais apresentou redução de 56%. Os roubos e furtos também recuaram. Este ano foram computados 898 crimes e, em 2020, aconteceram 1.153 casos, uma queda de 22%.

De acordo com o secretário de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, o emprego da tecnologia nas operações é responsável pelos índices positivos. “São cerca de 300 câmeras espalhadas em todos os circuitos, sendo 150 delas com Reconhecimento Facial. Além disso, com o uso do novo rádio, que facilita a comunicação a partir da identificação, com a equipe mais próxima, para realizar a localização dos foragidos, nós conseguimos, de forma recorde, localizar e prender 52 pessoas foragidas da Justiça. É importante frisar que essa tecnologia vem somar à expertise do nosso policiamento, que é referência em grandes eventos”, avaliou, acrescentando que o sucesso da operação se deve, ainda, à população e aos meios de comunicação, que atenderam ao pedido de “vir na paz, vir de boa”.

No acumulado, ações das polícias Militar e Civil prenderam, em flagrantes, 25 criminosos. No total, somando com os 52 foragidos localizados pelo Reconhecimento Facial, 75 pessoas envolvidas com crimes foram retiradas dos circuitos do Carnaval de Salvador.

Repórter: Tácio Santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *