SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE PLANTIO ÀS MARGENS DO RIO JAGUARIPE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu, na última segunda-feira (22), mais uma ação do Plant Vida. O objetivo do projeto é revegetar as matas ciliares de rios e nascentes em Dom Macedo Costa. Desta vez, a ação foi desenvolvida em um trecho do Rio Jaguaripe, na propriedade de José Irto Lemos, no Gadu. A atividade teve a participação dos alunos do Pronatec em Agricultura Familiar.

Conforme a secretária Mara Borges, através do Plant Vida, implantado em 2018 pela gestão municipal, a equipe da secretaria procura os proprietários de terras que margeiam os rios e as áreas de nascentes, e os conscientiza sobre a importância da adesão ao projeto, a fim de se reparar todos os impactos que os rios e nascentes vêm sofrendo.

“Depois desse trabalho de conscientização, quando é identificado se o produtor está propenso a aderir e realizar a contrapartida para a execução das atividades, a secretaria visita a propriedade, marca a área destinada à implantação das mudas, e o proprietário fica responsável por preparar o local para o plantio”, explica a secretária.

O proprietário assina um termo de compromisso, ficando responsável pela manutenção da área, limpando e adubando, quando preciso. Também participam do plantio as famílias e os trabalhadores da localidade. A Secretaria de Meio Ambiente tem o compromisso de monitorar essas áreas revitalizadas, garantindo o desenvolvimento das plantas.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguiu 9 mil mudas de essências florestais para o projeto, o que diminui as despesas dos proprietários, que arcam com cercas e mão de obra.

Além disso, atividades educativas com crianças, jovens e adultos são constantemente realizadas, para que toda a comunidade macedense se mobilize pela causa ambiental. “Esperamos que o exemplo seja seguido”, sintetiza Mara Borges.

2 comentários em “SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE PLANTIO ÀS MARGENS DO RIO JAGUARIPE

  • julho 27, 2019 em 12:58 pm
    Permalink

    Rio Jaguaripe, “Pai deitado” criou meus 17 filhos! – dizia compadre Francisco – nascido e criado as margens do Rio localidade Dom Vital.
    Reflorestar as margens é fortalecer o Rio para continua criando as novas gerações.
    Reflorestar é caminho para manutenção da vida no planeta terra.
    Parabéns a todos envolvidos neste lindo projeto!…
    #tamo junto Professora Mara.

    Resposta
    • julho 27, 2019 em 9:32 pm
      Permalink

      Obrigado amigo pelo seu acesso ao site e pela declaração
      forte abraço

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *