Dom Macedo Costa: Realizou a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Município.

Hoje, dia 10 de setembro, (terça-feira), aconteceu a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Dom Macedo Costa, que teve a participação de Renato Rocha representante do PT de Conceição do Almeida, Vereador Vinicius da Mombaça de Conceição de Almeida, estudantes da FACEMP,  representantes do serviço de convivência, Presidente do Conselho da Assistência Social Paulo Soares, representantes de Associações de Dom Macedo Costa, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Servidores da Secretária Assistência Social, o Prefeito Guito Piton, o Presidente da Câmara de Vereadores Bahia, Secretária de Assistência Social Selma e representantes da sociedade civil do Município.

O tema proposto para debate nesta conferência foi “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social”, no qual se refletiu sobre o reconhecimento da Assistência Social como política de direito, sendo que além de confirmar a necessidade do processo conferencial, constitui-se num ato de reafirmação, fortalecimento e defesa da democracia e do SUAS. Um espaço de debates que reúne usuários, trabalhadoras/es, entidades, gestoras/es, poder legislativo, executivo e judiciário, para processar os atuais desafios da Assistência Social como política pública, direito garantido constitucionalmente, que precisa de financiamento público suficiente e, principalmente, com a participação da sociedade.

Também aconteceu uma apresentação cultural relacionada a LEI MARIA PENHA, que mostrou a qualidade dos jovens em representar bem a cultura teatral do Município de Dom Macedo Costa.

Diante desse cenário avaliamos que é imperativo garantir um espaço amplo, plural e diverso, em 2019, para construir novas estratégias que enfrentem os atuais desafios da Assistência Social como política pública.

O objetivo desta Conferência foi a realização de um grande processo de mobilização, de participação, de debate, de pactuação, de enfrentamento de desafios e principalmente, de construção de um movimento amplo e plural em defesa do SUAS, da Política de Assistência Social, da Seguridade Social e da Democracia.

As conferências municipais são espaços de participação democrática de toda comunidade, que acontecem por meio de debates coletivos para que ocorra a avaliação das políticas públicas, apontando possíveis soluções para qualificar os serviços ofertados a população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *