Bahia confirma novo caso de varíola dos macacos e estado chega a 53 infectados pela doença

A Bahia confirmou um novo caso de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos, nesta terça-feira (30). Com isso, o estado chega a 53 pacientes infectados, de acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

O novo caso foi confirmado em Salvador, na capital baiana. Os sintomas apresentados mais recorrentes são: febre, inchaço nos gânglios (adenomegalia), erupção cutânea, dor de cabeça (cefaleia) e nas costas. Confira abaixo os dados da doença no estado:

Casos confirmados da varíola dos macacos na BahiaSalvador39Lauro de Freitas2Santo Antônio de Jesus1Cairu1Conceição do Jacuípe1Feira de Santana1Ilhéus1Itabela1Juazeiro1Maracás1Mutuípe1Teixeira de Freitas1Xique-Xique1

Fonte: Sesab

Além dos confirmados, a Bahia tem 140 casos suspeitos notificados que aguardam diagnóstico laboratorial, segundo a Sesab.

Isolamento
Pacientes com suspeita da doença devem ficar em isolamento, em um local com boa ventilação natural. É recomendado que ambientes comuns, como banheiro e cozinha, fiquem com janelas abertas. Caso more com outras pessoas, deve-se usar a máscara cirúrgica bem ajustada, protegendo a boca e o nariz.

Além disso, é importante que o paciente lave as mãos várias vezes ao dia, preferencialmente com água e sabonete líquido. Se possível, deve usar toalhas de papel descartável para secá-las.

Quem estiver com suspeita também não compartilhar alimentos, objetos de uso pessoal, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Os itens só podem ser reutilizados após higienização.

Fonte:G1 Bahia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *